Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Tecnologia na educação: quais são os benefícios e seus desafios.

Quais os benefícios da tecnologia na educação?

você deve saber que as novas tecnologias na educação não substituem o papel do professor nas escolas. Portanto, os educadores precisam atuar para intermediar, de forma responsável e criativa, a relação entre os alunos e a tecnologia. 

Dessa forma, é possível observar alguns benefícios da tecnologia na educação, como: 

  • aulas mais interativas e dinâmicas; 
  • incentivo à criatividade; 
  • aproveitamento extraclasse; 
  • aumento de produtividade por parte dos alunos. 

Mas não para por aí! Outra grande vantagem é a personalização do ensino. Uma vez que as ferramentas digitais são implementadas nas escolas, elas ajudam a identificar o perfil de cada aluno. Assim, os professores podem oferecer um aprendizado individualizado e personalizado, no ritmo do próprio estudante. 

As novas tecnologias auxiliam no desenvolvimento de diferentes competências e habilidades, como a cooperação, e preparam os alunos para o mercado de trabalho, que já faz novas exigências em função das mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico.

Lembre-se: o movimento de transformação digital atinge todos os âmbitos da sociedade, inclusive o profissional. Se você quer capacitar os seus alunos para essa nova realidade, é necessário fazer uma transformação nas práticas pedagógicas da sua escola. 

Tecnologias na educação
Tecnologias na educação

Qual o papel da tecnologia na educação?

Agora que você já conhece os benefícios proporcionados pela modernização das práticas pedagógicas, chegou a hora de entender melhor o papel da tecnologia na educação. Confira:

Tornar o ensino mais atrativo para os alunos

Entre outras finalidades, o papel da tecnologia na educação é tornar o ensino mais atrativo para os alunos. Como eles já nasceram em um mundo digital, espera-se um processo mais instigante nas escolas, com jogos e aplicativos educacionais, por exemplo. 

Se você quiser, pode manter os livros físicos entre as práticas pedagógicas da sua escola. Mas não deixe de modernizar seus métodos para atrair a atenção dos alunos e despertar de vez o interesse deles pelas disciplinas do currículo escolar, ok?

Aproximar os alunos do conteúdo lecionado

Além de tornar o ensino atrativo, o papel da tecnologia na educação é aproximar os alunos do conteúdo lecionado.

Uma das formas de fazer isso e transformar a experiência dos alunos no processo de ensino-aprendizagem é usar plataformas digitais para disponibilizar conteúdo. Nesses espaços, os professores podem disponibilizar textos, vídeos, atividades, avaliações e muito mais.  

Dessa forma, para ter acesso aos materiais, os alunos vão precisar de um celular ou computador. Essas ferramentas servem para aumentar o engajamento deles com compromissos escolares, já que usar a tecnologia é muito mais atraente para crianças e adolescentes.

Facilitar o trabalho dos professores

O papel da tecnologia na educação também é facilitar o trabalho dos professores. Para ajudar na compreensão do conteúdo programático, por exemplo, alguns recursos tecnológicos, como as redes sociais, são muito indicados.

Com o apoio das ferramentas digitais, os docentes terão mais facilidade para estimular os alunos no ensino-aprendizagem, pois os estudantes de hoje se sentem mais atraídos e motivados pela tecnologia. Dessa forma, fica muito mais fácil manter a turma engajada nos estudos não apenas na sala de aula, mas também em casa. 

Uma dica é criar grupos nas redes sociais para manter contato direto com os discentes. Esses espaços são úteis para resolução de dúvidas sobre o conteúdo lecionado e compartilhamento de dicas, textos e outros materiais.  

Dar apoio na preparação para o vestibular

Como estamos falando sobre o papel da tecnologia na educação, não tem como esquecer que ela também deve dar apoio aos alunos na preparação para o vestibular

Para ajudar seus alunos no ano de maior tensão da vida deles, vale a pena aproveitar uma dica anterior: investir em plataformas de simulados e correção de redação, por exemplo, há simulados nos moldes do Enem, com correção pela mesma metodologia usada no Exame. Além disso, a plataforma entrega uma análise de dados completa para avaliar o desempenho dos alunos e sugerir melhorias. 

Já a Letras 360 é uma plataforma que oferece mais de 300 temas para os alunos treinarem. Os feedbacks são completos, nos moldes do Enem e demais exames, como Fuvest e Unicamp.

Se você gostou do nosso post sobre o papel da tecnologia na educação, leia no artigo Os benefícios das novas tecnologias na educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *